Preparação Física: o passaporte para a 3ª idade – by Goretti Leite

Idosos fazendo ginástica

O que mais desejamos as pessoas quando fazem aniversário é que elas tenham muitos anos de vida, mas o que realmente almejamos é que esses anos de vida a mais sejam com muita saúde, e principalmente com autonomia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, autonomia é a habilidade de entender, controlar e decidir, no dia-a-dia, dentre as opções possíveis, como viver de acordo com as regras e preferências próprias do indivíduo, o problema é que muitas pessoas ao envelhecerem perdem a capacidade de gerir a própria vida, em função de algumas doenças que vão surgindo e que muitas vezes são influenciadas por maus hábitos à saúde ao longo da vida.

As doenças que mais contribuem para perda da autonomia são as demências, especificamente o mal de Alzheimer que tem como característica a perda da memória e a capacidade de planejamento e tem sido objeto de muitas pesquisas, mas a boa notícia é que cientistas brasileiros, Fernanda De Felice e Sergio Teixeira Ferreira, recentemente divulgaram um estudo, que um hormônio chamado Irisina protege os neurônios dos danos causados pelas doenças neurodegenerativas, especialmente atua na proteção dos efeitos tóxicos associados ao Alzheimer, e é importante para formação da memória, esse hormônio é liberado pelos músculos durante o exercício físico.

O exercício físico, portanto, tem o poder de liberar hormônios no organismo e mesmo que já exista alguma doença instalada, muitas vias de captação desses hormônios continuam preservadas, esses hormônios são muito importantes para o bom funcionamento do organismo, portanto é fundamental manter-se ativo fisicamente para que o corpo se mantenha em perfeita harmonia.

De acordo ainda com os cientistas, ter um corpo saudável pode produzir uma mente saudável, para isso é preciso cuidar da saúde e isso inclui praticar exercício físico e ter uma alimentação balanceada, portanto se você quer envelhecer com qualidade de vida e ter o controle da sua própria vida é fundamental você ter hábitos saudáveis, e mesmo que você já esteja na 3ª. Idade nunca é tarde para cuidar da sua saúde e inserir bons hábitos no seu cotidiano, você também será beneficiado com essa mudança de hábitos.

Saúde, nosso maior patrimônio, por isso devemos cuidar bem dela e assim teremos mais disposição para viver tudo que estivermos dispostos a viver. Faça exercício físico, tenha uma alimentação saudável. Tenha um Corpo São para ter uma Mente Sã e viver plenamente. Cuide-se!!!

Dica: Faça caminhada diariamente, pelo menos 30 minutos, inclusive sábado e domingo, se não der para caminhar suba escada do seu prédio, comece aos poucos, vá fazendo uma medida subjetiva de esforço, se o esforço for muito grande diminua o ritmo ou pare para descansar, se não tiver cansado, continue. Você vai melhorar a sua disposição e vigor físico.

Fonte:
Pesquisadores Brasileiros: Neurocientista Fernanda De Felice e Bioquímico Sergio Teixeira Ferreira, Professores da UFRJ. Artigo publicado on-line em 7/1/2019, na Revista Nature Medicine
http://revistapesquisa.fapesp.br/2019/01/07/hormonio-do-exercicio-pode-evitar-a-perda-de-memoria/
Imagem:
https://br.freepik.com/vetores-premium/pessoas-idosas-esporte-icones-de-estilo-de-vida_3925525.htm

Comentários em: "Corpo são, mente sã!" (7)

  1. Ana Luiza disse:

    Muito interessante esse texto, isso estimula cada vez mais a fazermos exercícios físicos. Parabéns você sempre trazendo ótimas dicas sobre atividade física.

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  2. Excelente texto. Atividade física precisa ser desmistificada, não é necessário horas em academias, mas pequenas atitudes e regulares farão a diferença no bem estar e na saúde. Parabéns pelo artigo e vamos em frente!

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  3. Vera Lúcia Geraldes Graziani Vieira Lima disse:

    Achei excelente esse artigo. Esclarecedor e muito interessante. Os exercícios são sempre bons mesmo, eu só faço caminhada pois infelizmente não fui habituada a prática esportiva. De qualquer forma, acho que vale. Obrigada pelo conteúdo.

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  4. Mais um texto motivacional e excelente! Gostei muito das dicas!

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  5. Roberto disse:

    Busco vivenciar diariamente… este “ cuidar bem da saúde para mais disposição, para viver tudo que estiver disposto a viver.”
    Faço exercício físico, tenho uma alimentação saudável e tenha um Corpo São para ter uma Mente Sã e viver plenamente.
    Eu me cuido.

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  6. Amarilis C.Spano disse:

    Muito interessante e sábio seu texto!
    Precisamos sim nos exercitar e sermos encorajados para isso.
    Obrigado pela publicação.. .excelente!

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  7. Carine disse:

    Eu adoro seus textos! São sempre interessantes .

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