Preparação Física: o passaporte para a 3ª idade – by Goretti Leite

A Bola da Vez!

Bolas

A Bola da vez que vamos tratar aqui é a Bola Suíça, introduzida na educação física e esporte nos anos 80 em Chicago Bulls, por Paul Chek. A partir daí, ela se tornou presente em academias, estúdio de Pilates, clínicas de fisioterapia e até em residências.

A Bola Suíça é uma bola enorme, também conhecida como Bolão. Seu tamanho varia entre 55 cm a 85 cm de diâmetro, para você ter uma ideia a Bola oficial de futebol tem um diâmetro aproximadamente de 22 cm.

São muitos os benefícios provenientes dos exercícios realizados com a Bola Suíça. Podemos destacar a melhora do equilíbrio, da propriocepção, a melhora da postura, o tônus muscular, a flexibilidade e a coordenação motora.

Os exercícios com a Bola Suíça também aumentam a consciência corporal e o controle dos músculos estabilizadores, melhorando a execução das atividades da vida diária, além de prevenir lesões. É também muito relaxante e muito prazeroso realizar os exercícios com a Bola, causa uma sensação enorme de bem-estar.

Realmente é uma sensação muito boa e relaxante você deitar sobre a Bola em decúbito dorsal, e deixar seu corpo entregue a essa experiência,. Assim como na posição em decúbito ventral, onde você pode brincar com a Bola de maneira lúdica. Todas essas sensações aliviam o estresse do dia a dia deixando você leve e relaxado para enfrentar a sua rotina de vida.

Para realizar os exercícios com a Bola Suíça é fundamental que ela esteja posicionada em uma superfície firme, para evitar deslizamentos e garantir a segurança na execução dos movimentos. Para isso é importante sempre manter o contato do corpo com a Bola, e da Bola, com o solo.

Os exercícios realizados com Bola Suíça exigem muita concentração e controle corporal, por causa da instabilidade da bola e essa instabilidade faz com que o equilíbrio seja sempre solicitado estimulando a participação do corpo inteiro.

O treinamento com a Bola Suíça pode ser bem diversificado: pode-se realizar alongamento, aquecimento, exercícios de força e também aumentar a quantidade de exercícios utilizando diversos materiais como os pesos livres, faixas elásticas, bolas pequenas e etc.

Para realizar exercícios com a Bola Suíça o ideal é que o tamanho da bola, seja de acordo com a sua altura. Existe uma tabela que diz que: se você mede entre 1,55m a 1,70m o tamanho da bola deve ser de 65 cm. Você pode também medir o tamanho da Bola, na posição sentada sobre a Bola com os pés no chão, se formar um ângulo de 90º. entre a coxa e a perna esse é o tamanho ideal para você.

Em relação à capacidade para suporte de peso, isto pode variar conforme a marca, e a origem da Bola. As nacionais suportam até 200 Kg, por isso é importante verificar a embalagem do produto.

Qualquer pessoa pode fazer exercícios com a Bola Suíça, inclusive os idosos. Existem bolas com formatos específicos que atendem a essa população. porém, é muito importante a orientação de um profissional que tenha experiência com a Bola Suíça, para que os exercícios sejam realizados com segurança e não tenha risco de se machucar.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa modalidade de atividade física, procure participar de uma prática de exercício físico que utilize a Bola Suíça como equipamento, uma aula de Pilates com a Bola é uma ótima opção.

Você vai adorar realizar os exercícios com a Bola Suíca, vai ser show de Bola!

Fontes:
Martins, D. S.; Cruz, T.M.F. Exercícios com a Bola: um guia prático. São Paulo: Phorte Editora 2007

http://www.chekinstitute.com

Veja exercícios com a Bola no youtube:
@renataperuchipilates

Imagem: acervo pessoal

Comentários em: "A Bola da Vez!" (1)

  1. Roberto disse:

    👍💪São muitos os benefícios provenientes dos exercícios realizados com a Bola Suíça. Podemos destacar a melhora do equilíbrio, da propriocepção, a melhora da postura, o tônus muscular, a flexibilidade e a coordenação motora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: